Freguesias Requião vai ter Pavilhão Multiusos Mobilidade Paulo Cunha pede à Administração Central equilíbrio no apoio aos transportes públicosCOVID-19 Apoio extraordinário à renda já chega às famílias famalicensesCâmara Município aposta na eficiência energética e poupa 40 por cento na iluminação públicaFreguesias Em dia de aniversário Vermoim reconheceu os seus heróisEconomia “Produto que é Nosso” impulsiona inovação e abre redes de comercialização de produtores famalicensesEducação Mais de 600 vagas em formação profissional superior e especialização tecnológicaCultura e Turismo Casa das Artes reabre com Teatro esta quinta-feiraCultura e Turismo Katia Guerreiro e Noiserv no arranque do Anima-teEducação Concurso de Ideias Empreendedoras INAVE distingue escolas de FamalicãoCultura e Turismo No “Anima-te” também há Street Food e artesanatoEducação EBI de Gondifelos e EB 2,3 de Ribeirão vencem concurso de escrita criativa centrado nos ODSMobilidade Famalicenses com descontos de 50 por cento nos transportes rodoviáriosFreguesias Gondifelos, Cavalões e Outiz cada vez mais verdesCâmara Primeiro boletim municipal em tempos de pandemiaCultura e Turismo “Anima-te” com cinema ao ar livre no parque da DevesaEducação Alunos da Escola Júlio Brandão vencem Programa de Educação Financeira COVID-19 Câmara já distribuiu mais de 120 mil equipamentos de proteção individual a profissionais de primeira linhaEconomia Startups e Microempresas de Famalicão com linha de financiamento excecional Mobilidade Encerramento da Rua Lourenço da Silva OliveiraCâmara Município vai homenagear famalicenses por comportamento exemplarCultura e Turismo Devesa Sunset regressa com o dobro dos concertosEducação Biblioteca Municipal vai beneficiar de obras de melhoramento e modernizaçãoDesporto Move-te regressa para animar Famalicão
O SEU LUGAR

Residentes / Cultura Rede de Museus

Museu do Automóvel

Parque Lago Discount

Lote 48 B
Senhor dos Perdões
4760-673 Ribeirão

T: 252 314 045
E: museudoautomovelfamalicao@gmail.com

Horário
segunda a sexta: 10h00–12h30 e 14h30–17h30
Encerrado às segundas, domingos, feriados e mês de agosto

Medidas preventivas COVID-19
Desde 1 de junho, aberto ao público nos horários
de segunda-feira das 14h30 às 17h30


Bilhete Unitário - € 2,50
Bilhete Família - € 7,50
Crianças até 12 anos - gratuito

A criação em 1993 do Clube Automóvel Antigo e Clássico revelou-se decisiva na concretização, duas décadas depois, do Museu do Automóvel de V.N. de Famalicão. Ao congregar várias centenas de pequenos colecionadores de automóveis antigos potenciou, aos olhos de todos, o valor e a importância do património cultural reunido pelos seus associados.

Aumentou-se a escala e recuperou-se uma ideia antiga, há muito enraizada, na sociedade famalicense, pela paixão e pelo colecionismo dos automóveis.

Se a ideia do museu estava inscrita nos objetivos iniciais do Clube, a sua materialização ficou assinalada por avanços e recuos, pautados por iniciativas que foram vincando que o caminho era viável e merecia o apoio e carinho da população.

Neste percurso destacam-se, além de alguns desfiles históricos, duas grandes exposições, organizadas em 1997, em colaboração com a câmara municipal de V.N. de Famalicão e em 2005, tendo como parceiros o Rotary Club de Famalicão e o Lago Discont, que foram visitadas, respetivamente, por dez mil e cem mil pessoas.

A última etapa, que agora termina, foi concretizada através de uma parceria entre o município de V.N. de Famalicão o Fungere – Fundo de Gestão do Património Imobiliário e o Club Automóvel Antigo e Clássico.
Saiba mais sobre o Museu do Automóvel