Mobilidade Construção da ligação da via ciclo-pedonal à cidade provoca constrangimentos no trânsitoCultura e Turismo Estão abertas as candidaturas ao Grande Prémio de Conto Camilo Castelo BrancoEducação Alunos de Famalicão passam à fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2021Cultura e Turismo Famalicão cria Rede Municipal de Trilhos da NaturezaSegurança e Proteção Civil Câmara limpa mais de 70 hectares de terreno junto às zonas industriaisEducação Nova Escola Básica de Avidos começa a ganhar forma no primeiro semestre deste anoCultura e Turismo Rede de Museus de Famalicão dá testemunho em conferência internacional Ambiente Cortes no abastecimento de águaSegurança e Proteção Civil Câmara renova apoio anual aos Bombeiros, Cruz Vermelha e Sapadores FlorestaisAtualidade Assembleia Municipal desta sexta-feira, 26/02, reúne por videoconferênciaMobilidade Construção da Rede Urbana Pedonal e Ciclável: alteração ao trânsitoEducação Famalicão distribui mais 374 equipamentos para ajudar alunos no ensino onlineDesporto Ação de formação em Técnicas Avançadas de Salvamento na Aula de NataçãoCultura e Turismo Mais de 200 mil euros para apoiar a culturaEconomia Famalicão vai ter um marketplace para o comércio tradicionalCultura e Turismo Câmara dá visibilidade a sítios de interesse arqueológico para identificar, preservar e proteger patrimónioEducação Programa Acompanhar apoia mais de 940 crianças e jovens em riscoJuventude Candidaturas ao Orçamento Participativo Jovem prolongadas até 28 de fevereiroCOVID-19 Vacinação Covid | Informação da Direção Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde de FamalicãoCultura e Turismo “Há Cultura em Casa” está de regresso ao lar dos famalicensesEconomia Câmara chega-se à frente para apoiar economia e “Retomar Famalicão”Ambiente Realização de podas na Avenida 25 de AbrilCOVID-19 Famalicão quer que todos sejam super-heróis neste CarnavalAmbiente “Comércio Ecológico” em Famalicão na senda do desenvolvimento sustentável
O SEU LUGAR

Território Fértil

Localizado bem no coração do Minho, Vila Nova de Famalicão beneficia da beleza de uma paisagem verdejante, marcada por montes e vales. Nascido para a história em 1205, com atribuição do foral pelo rei D. Sancho I, o concelho famalicense é, atualmente, um importante polo cultural, industrial, comercial e agro-pecuário.

É um dos concelhos mais empreendedores do país. O dinamismo da sua juventude, a eficiência e diversidade da sua mão-de-obra, a qualidade de vida e o crescimento sustentado fazem de Famalicão um concelho com futuro.

Com empresas que são referência nacional e internacional nos sectores do têxtil, do calçado, da alimentação, das obras públicas e da produção de pneus, Famalicão é, sem dúvida, um concelho com marca!

Terra da cultura e do conhecimento é também a terra do grande romancista Camilo Castelo Branco. Mas Famalicão é uma cidade do presente e, sobretudo, do futuro, destacando-se pelo dinamismo da sua política cultural, nomeadamente através da programação contemporânea da Casa das Artes.

Bom para viver, bom para investir, o município tem como cartão-de-visita o Parque verde da Devesa, considerado o “pulmão” da região Norte. São 23 hectares de espaço verde, cruzado por um rio agora despoluído, um lago e vários equipamentos culturais.

A identidade famalicense é reforçada pelas suas tradições, que fazem de Famalicão um concelho genuíno e atrativo, sendo a gastronomia (com os seus rojões à moda do Minho, o arroz de pica no chão e o cabrito assado no forno), o artesanato (onde se destaca as artes da cestaria, olaria e talha) e o património histórico os principais produtos turísticos. Todo este espólio cultural reflete-se nos inúmeros museus e espaços culturais que se espalham pelo município.

Por tudo isto, e muito mais Famalicão é, sem dúvida, um destino obrigatório seja para visitar, para investir ou para viver!