COVID-19 MTEX lança equipamento de combate à Covid-19 que desinfeta vestuário em vinte minutosCultura e Turismo Música, bailado, teatro e cinema encerram programação de 2020 da Casa das Artes Freguesias Adro da igreja de Sezures vai ser requalificadoEmpreendedorismo e Inovação Três novos negócios de E-commerce vão dar o salto com a ajuda do Município de FamalicãoCultura e Turismo Famalicão promove Ciclo de Concertos de Natal para ver onlineAtualidade Famalicão Extreme Gaming com edição digital de 4 a 6 de dezembroEducação Famalicão promove Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas EscolaresReabilitação Urbana Cidade ganha mais 150 lugares de estacionamento gratuito no centroAmbiente Cortes no abastecimento de água no dia 4 de dezembroCâmara Famalicão vai responder à emergência social e dar “um passo de gigante” na sustentabilidade em 2021Câmara Reunião municipal de 03/12 com transmissão em diretoEducação Famalicão promove webinar sobre o novo programa de formação Jovem + DigitalCultura e Turismo Famalicão debateu o Plano Nacional das Artes nas escolasFreguesias Construção da Casa Mortuária de Esmeriz arranca em janeiroAtualidade Cabaz “Produto que é Nosso” para um Natal com sabores famalicensesCâmara Famalicão vai manter abertos os serviços municipais essenciais nos dias 30 de novembro e 7 de dezembroEconomia Famalicão lança campanha de Natal para apoiar comércio e restauraçãoAção Social Candidaturas para apoio à renda decorrem até 15 de janeiroCOVID-19 Serviço de entrega de refeições ao domicílio prolongado nos próximos fins de semana e feriadosFamília Famalicão é “Familiarmente Responsável”COVID-19 Câmara instala Centro de Retaguarda em São CosmeAmbiente Interrupções no abastecimento de água em Antas e CalendárioCOVID-19 Câmara disponibiliza serviço de estafetas para apoiar restaurantes do concelhoReabilitação Urbana Famalicenses com mais de dois mil lugares de estacionamento gratuito na cidade
O SEU LUGAR

Território Fértil

Localizado bem no coração do Minho, Vila Nova de Famalicão beneficia da beleza de uma paisagem verdejante, marcada por montes e vales. Nascido para a história em 1205, com atribuição do foral pelo rei D. Sancho I, o concelho famalicense é, atualmente, um importante polo cultural, industrial, comercial e agro-pecuário.

É um dos concelhos mais empreendedores do país. O dinamismo da sua juventude, a eficiência e diversidade da sua mão-de-obra, a qualidade de vida e o crescimento sustentado fazem de Famalicão um concelho com futuro.

Com empresas que são referência nacional e internacional nos sectores do têxtil, do calçado, da alimentação, das obras públicas e da produção de pneus, Famalicão é, sem dúvida, um concelho com marca!

Terra da cultura e do conhecimento é também a terra do grande romancista Camilo Castelo Branco. Mas Famalicão é uma cidade do presente e, sobretudo, do futuro, destacando-se pelo dinamismo da sua política cultural, nomeadamente através da programação contemporânea da Casa das Artes.

Bom para viver, bom para investir, o município tem como cartão-de-visita o Parque verde da Devesa, considerado o “pulmão” da região Norte. São 23 hectares de espaço verde, cruzado por um rio agora despoluído, um lago e vários equipamentos culturais.

A identidade famalicense é reforçada pelas suas tradições, que fazem de Famalicão um concelho genuíno e atrativo, sendo a gastronomia (com os seus rojões à moda do Minho, o arroz de pica no chão e o cabrito assado no forno), o artesanato (onde se destaca as artes da cestaria, olaria e talha) e o património histórico os principais produtos turísticos. Todo este espólio cultural reflete-se nos inúmeros museus e espaços culturais que se espalham pelo município.

Por tudo isto, e muito mais Famalicão é, sem dúvida, um destino obrigatório seja para visitar, para investir ou para viver!