Cultura e Turismo Famalicão é o epicentro das comemorações dos 400 anos do nascimento de Molière em PortugalEconomia Feira de roupa em segunda mão anima a PraçaMobilidade O Voltas está de volta!Cultura e Turismo Palácio da Igreja Velha torna-se Imóvel de Interesse MunicipalReabilitação Urbana Câmara promove sessão de esclarecimento sobre concessão de espaços na Estação RodoviáriaEducação Biblioteca de Famalicão vence prémio nacional de Boas Práticas em Bibliotecas Públicas MunicipaisCâmara O nó do acesso à A7 de Vermoim/Seide está prestes a ser desatadoCultura e Turismo Famalicão recua seis mil anos na história para refletir sobre o futuro da paisagem do territórioCâmara Reunião do Executivo Municipal esta quinta-feira, dia 13 de janeiroSaúde Disponibilizado acesso ao Centro de Saúde de Famalicão para transporte de utentes de mobilidade reduzidaAmbiente Perturbações na Recolha de Resíduos Sólidos UrbanosCâmara Famalicão vai crescer para NorteCultura e Turismo A Casa das Artes em JaneiroCultura e Turismo Programar em Rede com candidaturas abertasCultura e Turismo Álvaro Costa é o novo Chef residente da Cozinha experimental da PraçaEducação Candidaturas abertas para o Prémio de História Alberto SampaioMobilidade Transporte público rodoviário de Famalicão mantém-se com mesmos percursos, horários e tarifas em 2022Câmara Primeiro Boletim Municipal do mandato no arranque do novo anoSolidariedade Famalicenses oferecem solidariedade para que “seja Natal todos os dias”
O SEU LUGAR

Residentes / Ambiente
Apresentação

Ambiente

Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos

Praça D. Maria II, nº 282
4760 - 111 Vila Nova de Famalicão

Telefone: 252 320 970
                252 377 036
E-mail: ambiente@famalicao.pt

Atendimento presencial
Segunda a Quinta: 08h30/16h30
Sexta: 08h30/12h00

Atendimento telefónico
Segunda a Quinta: 09h00/18h00
Sexta: 09h00/12h00




Os territórios são protagonistas fundamentais na resposta aos desafios ambientais da contemporaneidade. Neste contexto, a política de ambiente do Município visa a promoção do desenvolvimento ecologicamente sustentável do território, contribuindo para a salvaguarda dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das gerações atuais e vindouras.

O desenvolvimento ecologicamente sustentável do território passa pela modernização das infraestruturas ambientais, mediante a provisão do serviço público de referência nas vertentes do abastecimento de água, do saneamento de águas residuais, da gestão dos resíduos e da limpeza pública.

Para mais informações consultar a página do regulamentos AQUI, onde pode encontrar as seguintes documentos:

- Código Regulamentar de Ambiente

- Regulamento de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública

- Regulamento de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais

Pode também consultar AQUI taxas em vigor.


Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos
O Município efetua a recolha de resíduos sólidos urbanos por todo o concelho porta-a-porta ou coletivo (pontos de recolha). Para esclarecimento de qualquer dúvida acerca dos circuitos de recolha deverá contactar o serviço através do número 252 320 970 ou através do email: residuossolidos@famalicao.pt

Recolha Seletiva
Os ecopontos são contentores de grande dimensão que servem para fazer a recolha seletiva de papel/cartão, plásticos/embalagens e vidro. Ver documento »

Recolha de Objetos Volumosos
Serviço de recolha de eletrodomésticos e outros objetos de grande dimensão (peças de mobiliário e outros) que não podem ser recolhidos pelos meios normais de recolha de resíduos, nem colocados nos ecopontos ou contentores de lixo. Serviço gratuito para clientes domésticos, empresas sujeitas a orçamento. Preencha o formulário que se encontra nesta página »

Recolha de Resíduos Verdes
O Município efetua este serviços mediante o Regulamento de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública. Os ramos das árvores não podem exceder 60cm de comprimento e os troncos com diâmetro superior a 20cm não podem exceder os 50cm de comprimento, sob pena de a Câmara Municipal não proceder à recolha dos referidos resíduos, saiba mais na página do resíduos verdes »

Ecocentro
Os ecocentros são parques amplos e vedados que possuem contentores de grandes dimensões onde os resíduos podem ser depositados de forma separada. Saiba mais no aqui.

Limpeza Urbana
A limpeza urbana é um serviço fundamental. Uma cidade limpa é um lugar com condições de conservação e higiene apropriadas para o convívio coletivo. Isso origina impactos positivo na saúde e na qualidade de vida da população.

Parques, Jardins
Vila Nova de Famalicão é hoje uma cidade ainda mais verde. Ao longo da sua história, o seu crescimento urbano foi sendo acompanhado pela criação de novos espaços públicos, desde as tradicionais praças urbanas onde se realizam as festas da cidade, aos jardins e parques onde o contacto com a natureza é privilegiado.
O serviço de Parques e Jardins assegura a criação, conservação e manutenção de espaços verdes públicos municipais e gere o património arbóreo contribuindo para a qualidade ambiental. A manutenção destes espaços permite que os cidadãos possam usufruir e beneficiar dos mesmos em condições adequadas, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida das pessoas já que são o equilíbrio ecológico necessário no meio urbano. Consulte o roteiro de Parques e Jardins na área dos visitantes do portal.

Contactos úteis
Avarias Água e Saneamento:
252 322 971

Recolha de Objetos Volumosos:
800 292 827

Recolha de Resíduos (Resinorte):
800 210 230

SOS Ambiente (GNR):
808 200 520

SEPNA - Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (GNR):
253 830 180