Cultura e Turismo Famalicão é o epicentro das comemorações dos 400 anos do nascimento de Molière em PortugalEconomia Feira de roupa em segunda mão anima a PraçaMobilidade O Voltas está de volta!Cultura e Turismo Palácio da Igreja Velha torna-se Imóvel de Interesse MunicipalReabilitação Urbana Câmara promove sessão de esclarecimento sobre concessão de espaços na Estação RodoviáriaEducação Biblioteca de Famalicão vence prémio nacional de Boas Práticas em Bibliotecas Públicas MunicipaisCâmara O nó do acesso à A7 de Vermoim/Seide está prestes a ser desatadoCultura e Turismo Famalicão recua seis mil anos na história para refletir sobre o futuro da paisagem do territórioCâmara Reunião do Executivo Municipal esta quinta-feira, dia 13 de janeiroSaúde Disponibilizado acesso ao Centro de Saúde de Famalicão para transporte de utentes de mobilidade reduzidaAmbiente Perturbações na Recolha de Resíduos Sólidos UrbanosCâmara Famalicão vai crescer para NorteCultura e Turismo A Casa das Artes em JaneiroCultura e Turismo Programar em Rede com candidaturas abertasCultura e Turismo Álvaro Costa é o novo Chef residente da Cozinha experimental da PraçaEducação Candidaturas abertas para o Prémio de História Alberto SampaioMobilidade Transporte público rodoviário de Famalicão mantém-se com mesmos percursos, horários e tarifas em 2022Câmara Primeiro Boletim Municipal do mandato no arranque do novo anoSolidariedade Famalicenses oferecem solidariedade para que “seja Natal todos os dias”
O SEU LUGAR

Visitantes / Experiências
Animação Turística e Eventos


Festas Antoninas

Data
Junho

Local
Ruas da cidade

É no coração do Minho, em Vila Nova de Famalicão, que, todos os anos em Junho, se cumpre uma das maiores e mais animadas romarias do país. As Festas Antoninas, em honra do Santo Casamenteiro, mobilizam todo o concelho e chamam à cidade milhares de turistas.

Vivem-se as tradições populares mais profundas, com a descoberta e o reencontro de costumes, sentimentos e sabores ancestrais. Pelas ruas, os aromas dos manjericos confundem-se com os da sardinha assada na brasa e das fêveras de porco. Come-se o Caldo Verde e bebe-se o vinho tinto do pipo. A festa dura toda a noite e, um pouco por toda a cidade, há música, bailaricos e arraiais populares. Os rapazes compram um manjerico para oferecer à namorada com uma quadra popular sempre original e, por vezes, brejeira ou jocosa. A festa faz-se na rua e todos são convidados.

As marchas populares são um dos pontos altos das festas.Todos os anos um grandioso desfile alegórico atravessa o centro da cidade até ao estádio Municipal, espalhando cor, alegria e vivacidade pelas ruas, numa animada e saudável disputa entre as diversas associações do concelho. Mas em Famalicão, as Antoninas também são das crianças, e são elas que protagonizam um dos momentos mais bonitos e encantadores do evento, com as Marchas Infantis.

A música é também um dos pontos fortes das festas de Vila Nova de Famalicão, com a presença de grandes nomes da música nacional. As Rusgas Populares, as Fogueiras e as Cascatas de Santo António são outros dos momentos tradicionais do evento, aos quais se juntam as cerimónias religiosas com destaque para a distribuição do Pão de Santo António. Uma esplêndida sessão de fogo-de-artifício costuma encerrar as festividades iluminando e ecoando pelo céu, sendo apreciado até vários quilómetros de distância.

Mensagem do Presidente

Famalicão é o lugar das Antoninas

As Antoninas são as festas de Famalicão e dos famalicenses. São a homenagem de um povo a Santo António, casamenteiro e protetor dos pobres, mas são também o grande momento de afirmação da identidade e do orgulho da nossa terra e das nossas gentes.

As Antoninas são de Famalicão!
Para celebrar este grande acontecimento preparamos um vasto programa onde a tradição se conjuga com a novidade e os costumes ancestrais são revividos em harmonia com as tendências das novas gerações.

As Marchas Antoninas e as Rusgas mantêm o esplendor tradicional, espalhando cor e alegria pelas ruas da cidade, numa grande festa popular. A vertente religiosa é vivida com serenidade e respeito, com a distribuição do Pão de Santo António e a Procissão Solene, entre outros momentos.
Miguel Araújo e David Fonseca são as grandes atrações musicais, mas a animação faz-se nas ruas com os saltos às fogueiras, as petiscadas, os arraiais e o divertimento típico de um povo orgulhoso das suas tradições, que faz a festa livremente em toda a cidade.

Espero que as Antoninas 2019 sejam mais um motivo de orgulho para todos os Famalicenses e um evento atrativo para os milhares de turistas que nos visitam.

Paulo Cunha
Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Marchas Antoninas 2019