Cultura e Turismo Escritor Francisco Duarte Mangas vence Grande Prémio de Conto Camilo Castelo BrancoAmbiente Câmara lança nova frente de obras de saneamentoCultura e Turismo Helena Buescu vence Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado CoelhoEconomia Câmara vai abrir concursos para espaços da nova Praça – Mercado de FamalicãoCultura e Turismo ICOM promove Encontros de Outono na Casa de CamiloCOVID-19 Mais de 50 famílias já receberam apoio extraordinário às rendasCâmara Habitar Famalicão reúne apoios à habitação do concelho e do paísCultura e Turismo Ala da Frente mostra “Lusco Fusco” de Jorge MartinsEducação Câmara assume projeto para a requalificação da escola Pe. Benjamim SalgadoDesporto Câmara renova pisos de Basquetebol e Ténis do Parque da JuventudeCultura e Turismo Francisco Ribeiro da Silva guia Visita de Autor ao Museu de Arte SacraCultura e Turismo A Casa das Artes em OutubroCâmara Selos Visão’25 atribuídos a 34 projetos inspiradores Cultura e Turismo II Ciclo de Conferências do Museu da Industria Têxtil arranca sábadoCultura e Turismo Famalicão associa-se às Jornadas Europeias do PatrimónioEconomia Montra “Produto que é Nosso” no Bandeirinha até 30 de setembroCultura e Turismo Dias à Mesa promovem Cozinha VegetarianaCultura e Turismo A memória do Holocausto e a ajuda Humanitária dão o mote para colóquio em FamalicãoEconomia “Produto que é Nosso” mostra-se no Intermarché de FamalicãoJuventude Ymotion com Open Call até outubro
O SEU LUGAR
Educação

EBI de Gondifelos e EB 2,3 de Ribeirão vencem concurso de escrita criativa centrado nos ODS

26-06-2020
As turmas do 5.º 1 da EBI de Gondifelos e 6.º F da EB2,3 de Ribeirão foram as grandes vencedoras do Concurso de Escrita Criativa intitulado “tODoS por um mundo melhor”, promovido pela Rede Municipal de Leitura Pública de Famalicão, no âmbito do projeto “ODS: juntos mudamos o mundo”.
A turma do 5.º 1 venceu nas categorias “Erradicar a Fome” e “Erradicar a Pobreza” enquanto a turma 6.º F venceu na categoria Saúde e Qualidade.
Inscreveram-se para este concurso um total de 26 turmas dos Agrupamentos de Escolas de Gondifelos, Ribeirão, D. Sancho I e Camilo Castelo Branco. A iniciativa foi dinamizada, em contexto de sala de aula, pelas técnicas do serviço educativo e cultural da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco que apresentaram, numa primeira fase, o projeto “ODS: juntos mudamos um mundo” e a dinâmica do concurso e, numa segunda fase, realizaram uma oficina de escrita criativa junto de cada uma das turmas inscritas para ajudar na estruturação e construção dos textos.
Após a entrega dos trabalhos finais, o júri do concurso constituído por Isaura Costa, técnica superior do Município de Famalicão, António Pires, coordenador interconcelhio das Bibliotecas Escolares de Vila Nova de Famalicão e Fátima Almeida, autora local, selecionou os vencedores desta primeira edição. O objetivo final seria criar um conto infantojuvenil onde o tema central refletisse os ODS abordados durante o ano letivo que agora termina. De referir que este ano foram tratados os objetivos: 1 erradicar a pobreza, 2 erradicar a fome e 3 saúde de qualidade.
De salientar que o objetivo final deste concurso é a criação uma coleção de 17 contos interativos digitais com todos os textos vencedores das edições realizadas.
Recorde-se que a Rede Municipal de Leitura Pública ciente da importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, instituídos pela ONU em 2015, criou um projeto intitulado “ODS: juntos mudamos um mundo”, com o pretexto de dar a conhecer e dinamizar com a comunidade escolar os 17 ODS, através de diversas iniciativas educativas e culturais, dirigidas a todos os ciclos de ensino com propostas de atividades diferenciadas.
5225 leituras