Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Cultura e Turismo
Música e dança marcam programação de maio da Casa das Artes
    07-05-2019
    Os espectáculos de música e dança são os que merecem maior destaque na programação de maio da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, nas vésperas do 19º aniversário deste teatro municipal.
    De facto, depois da famalicense Maria do Sameiro, na passada sexta-feira, ter homenageado o Fado no Café Concerto, acompanhada por Miguel Amaral, na guitarra portuguesa, e por André Teixeira, na viola de fado, foram os “Capitão Fausto” a esgotar o Grande Auditório da Casa das Artes, com um público muito jovem marcadamente numa nova tendência da produção musical nacional. Tomás, Salvador, Francisco, Manuel e Domingos não deixaram créditos por mãos alheias e fizeram vibrar a plateia por mais de uma hora e meia de música que, no final, fica a saber sempre a pouco e com vontade de repetir.
    Agora, é a vez de acolher Rui Massena Band, o novel conceito de espetáculo do maestro e compositor Rui Massena que revisita o que há de mais clássico na música recorrendo às sonoridades dos instrumentos tradicionais mas também com recurso à eletrónica.
    O espetáculo está agendado para o próximo sábado, dia 11, às 21h30, com um ingresso de 14 euros ou 7 euros no caso de estudantes e Cartão Quadrilátero Cultural.
    Rui Massena acabou de editar "III", novo trabalho que mereceu selo internacional da prestigiada Deutsche Grammophon, talvez a mais importante marca do universo da música erudita. O trabalho de composição de Rui Massena e a fixação em disco que ocorreu entre Berlim e o Porto e que contou com Tobias Lehman e Mário Barreiros como grandes aliados será agora levado para o palco, com o compositor e pianista a voltar a contar com o apoio imprescindível da sua Band. "Desde os primeiros espectáculos com a Band que fui amadurecendo o material que depois gravámos no Porto. Agora está na hora de o acolher de novo no palco", refere Rui Massena. "Este trabalho contém uma intenção sonora muito diferente pelo que o concerto irá reflectir isso mesmo, essa procura de novos caminhos para a minha música". Rui Massena pretende apresentar "III" na íntegra sem esquecer alguns dos mais importantes trabalhos dos seus dois primeiros álbuns e até, vai avisando, "um par de inéditos que podem sempre ser oportunos". Com o seu piano, electrónica elegante e subtil, novas composições e a já muito rodada Band com que Rui Massena possui uma relação quase telepática, o concerto em torno do material de "III" promete ser o mais ambicioso da carreira do aplaudido compositor.
    No domingo, dia 13, às 11h30, emerge o 4º Ciclo de Concertos Promenade da Casa das Artes de Vila Nova De Famalicão, numa coprodução com a APROARTE - Associação das Escolas Profissionais de Música.
    Carlos Seixas (1704-1742) Concerto em Lá Maior (Allegro, Adagio, Giga: Allegro) por Pedro Teixeira, ao piano; e Ludwig van Beethoven (1770-1827) Concerto nº 3 em Dó menor op. 37 (Allegro con brio, Largo, Rondo) por Manuel Araújo, ao piano, são as obras e os intérpretes desta iniciativa “Música para Famílias”, acompanhados pela Orquestra Sinfónica ESPROARTE, dirigidos pelo maestro Gustavo Delgado.
    A entrada custa 4 euros, ou 2 euros para estudantes e Cartão Quadrilátero Cultural.
    De 15 a 19 de maio, a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão volta a ser a residência da EDge - Companhia de Dança Contemporânea de Londres, com “Edge On Tour 2019”
    Neste domínio temporal acontecerão espetáculos e workshops com abertura a todos.
    O programa prevê: Performance na Praça D. Maria II (15 de maio |4.ª feira| 11h00); EDGE Performance no Grande Auditório (16 de maio |5.ª feira| 21h30); Performance na Praça D. Maria II (17 de maio |6.ª feira| 11h00); e EDGE Espetáculo Final no Grande Auditório (18 de maio |sábado| 21h30).
    A Companhia de Dança EDge apresenta um poderoso programa com contribuições de três coreógrafos internacionais, vencedores de vários prémios: Hagit Yakira (Israel), Fabio Liberti (Itália) e Jorge Crecis (Espanha).
    Embarcando numa profunda viagem pessoal e colaborativa, que celebra a vida, a morte e os desafios que acontecem durante o caminho, os jovens bailarinos trazem humor, deleite e entusiasmo ao placo enquanto desempenham três performances distintas.
    Edge tem construído uma reputação por juntar novos estilos de dança executados por jovens bailarinos no início da sua carreira. Este ano, 13 talentosos bailarinos reúnem-se, vindos de países como Canadá, França, Espanha, Estados Unidos da América e Reino Unido.
    A Tour de 2019 protagoniza uma residência criativa em Portugal, assim como performances públicas em países por toda a Europa, incluindo Finlândia, Escócia e Áustria e ainda três noite em “casa”, no “The Place”, em Londres.
    Nos dias 24 e 25 de maio, a música e dança dão a vez ao teatro com o Grande Auditório a acolher “Damas da Noite”, de Elmano Sancho. Um poderoso e intenso espetáculo que resulta de uma Coprodução Culturproject, Lobo Solitário, TNSJ, TNDMII e da Casa das Artes de Famalicão.
    Elmano Sancho evoca a conflituosa reviravolta de expetativas em torno do seu nascimento para levantar o véu de “Damas da Noite”, o seu novo espetáculo: os pais esperavam uma menina, de nome já destinado, Cleópatra, mas nasceu um menino. O encenador pretende, assim, dar vida a esse outro desejado de si mesmo, como se este fosse uma espécie de duplo e existisse numa realidade paralela que “Damas da Noite” encena. Para erguer essa figura ficcionada chamada Cleópatra, Elmano Sancho imergiu no mundo fascinante e provocador do transformismo.
    Ingressos a 8 euros ou 4 euros para estudantes e Cartão Quadrilátero Cultural.
    No último dia de maio, véspera do aniversário deste teatro municipal, acontece “Alento”, um espetáculo de dança/performance, com conceção artística, coreografia e interpretação de Pedro Ramos. Trata-se de um momento que explora e investiga o segredo latente na substância da qual somos feitos e que se materializa no nosso corpo.
    O espetáculo está marcado para as 21h30, no Pequeno Auditório e os bilhetes custam 5 euros ou 2,5 euros para estudantes e Cartão Quadrilátero Cultural.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
274 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse