Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Fradelos cumpriu a tradição
07-03-2019
Só com muita força de vontade, persistência e determinação é possível manter as tradições ao longo dos tempos. Foi assim em Fradelos, na noite da passada terça-feira, com a Queima dos Galheiros. Com muito frio, muita chuva e muito vento e com o Entrudo a lutar para não arder.
No final da noite queimavam os galheiros e a tradição cumpria-se. Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que marcou presença em Fradelos trata-se de “uma tradição muito importante que significa a preservação de uma cultura e de costumes ancestrais”.
Refira-se que ao longo do dia, em vários lugares da freguesia, a população saiu à rua amontoando os restos das sementeiras, os galhos velhos das árvores e o silvado, no topo coloca-se um boneco a quem se chama entrudo e pega-se fogo. Os galheiros chegam a atingir os 15 metros de altura.
A Queima do Galheiro assinala, assim, o final das festividades carnavalescas e o início da quaresma pascal. Nos últimos anos, a tradição tem ganho dimensão e qualidade, muito graças ao trabalho incentivador promovido pela Associação Juvenil de Fradelos Koklus em parceria com a Junta de Freguesia que tem procurado envolver as novas gerações na iniciativa.
    Receber Notícias
 
 
Imprimir  
7180 leituras
 
|<   <<   1  2  3  4  5  6  7   >>   >|
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse