Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Cultura e Turismo
Festas Antoninas animam a cidade
    20-05-2019
    Miguel Araújo e David Fonseca são as grandes atrações musicais das Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão, que decorrem de 7 a 13 de junho, com cerca de meia centena de iniciativas e atividades, entre costumes seculares e novidades contemporâneas.

    São sete dias intensos de festa abençoada pelo Santo António e marcada por inúmeras propostas culturais e desportivas que vão de encontro às várias gerações de famalicenses e aos muitos milhares de pessoas que visitam a cidade por esta altura.

    Os concertos de entrada livre são um dos atrativos mais fortes da programação, David Fonseca atua a 9 de junho e Miguel Araújo a 11, na Praça D. Maria II, mas o que torna as Antoninas únicas e grandiosas é a forma genuína como que se revivem as tradições ancestrais e identitárias deste povo, com iniciativas como as marchas, a distribuição do pão, o desfile etnográfico, os arraiais, a sardinhada e os saltos às fogueiras, entre outras.

    Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “as Antoninas são as festas de Famalicão e dos famalicenses. São a homenagem de um povo a Santo António, casamenteiro e protetor dos pobres, mas são também o grande momento de afirmação da identidade e do orgulho da nossa terra e das nossas gentes.”

    As Marchas Antoninas que saem à rua, na noite do dia 12, são o momento mais emblemático das festas, numa saudável competição entre associações e freguesias do concelho, com a exaltação, orgulho e paixão de quem é famalicense. Este ano, há uma novidade a abrir o grandioso desfile com a exibição da marcha vencedora no cortejo das marchas infantis. “É uma forma de envolvermos as novas gerações num dos eventos mais tradicionais das Antoninas, assegurando desde já a sua vitalidade e preservação”, afirma Paulo Cunha.

    Na tarde do dia 13, a procissão em honra de Santo António percorre as principais ruas da cidade, num momento de grande religiosidade e emoção. Antes disso, pela manhã realiza-se a Missa e a distribuição do Pão, cumprindo-se uma tradição secular. Este ano, as cerimónias vão decorrer na Praceta Cupertino de Miranda, num local preparado para o efeito, de maior acessibilidade e espaço.

    O desporto conquista cada vez um lugar de importância nas festas. Este ano, contam-se mais de uma dezena de atividades desportivas, com destaque o Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, para a Caminhada Camiliana e a Descida Mais Louca, entre outras.

    À noite não falta animação com os concertos, mas também com os arraiais, sardinhadas e saltos às fogueiras. Referência ainda para o folclore com o desfile etnográfico, os bombos com o Tocá Bombar, o Encontro dos Grupos de Cavaquinhos, e o desfile de fanfarras.

    Aos mais pequenos cabe a honra de abrir as festividades, com toda a ternura e a criatividade das Marchas Infantis. Com os arquinhos empoleirados e as ancas a baloiçar, as crianças desfilam pela cidade, na sexta-feira, 7 de junho. A partir daqui, é um desenrolar de atividades num cruzamento entre as tradições pagãs e religiosas, entre o popular e o erudito.

    Enfeitada a rigor com arcos e cores festivas, a cidade será invadida pelo aroma do algodão doce e da sardinha assada, pelos balões e pelo tradicional manjerico acompanhado de uma quadra alusiva a Santo António.

    O programa completo pode ser consultado aqui
28/05/2019 Festas Antoninas 2019
Imagens: ZOOM OUT
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
1640 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse