Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Cultura e Turismo
Feira Grande de S. Miguel revive tradições ancestrais e promove produtos da terra
    19-09-2019
    É, sem dúvida, um dos eventos mais antigos de Vila Nova de Famalicão e aquele que conserva e revive de forma genuína tradições ancestrais relacionadas com as origens do concelho. A Feira Grande de S. Miguel que se realiza no fim de semana de 27 a 29 de setembro, na Praça D. Maria II, foi ordenada pelo rei povoador D. Sancho I que mandou em 1205, por altura da atribuição do Foral de Vila Nova, “Mando também que façais feira”.

    Vila Nova de Famalicão continua a cumprir a ordem régia todas as quartas-feiras com a realização da feira semanal, mas há duas alturas no ano que o faz em ambiente de verdadeira festa e de valorização deste património cultural imaterial. É quando se realizam as duas Feiras Grandes anuais, também conhecidas como Feiras Francas, em maio e agora em setembro.

    O concurso de gado, a desfolhada minhota e a gala equestre são exemplos de iniciativas que atraem muitos milhares de pessoas pelas sua autenticidade e antiguidade. “São ações que fazem parte da identidade e da memória coletiva de Vila Nova de Famalicão” como costuma salientar o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.

    Os cantares tradicionais e a exposição de gado bovino e equino animam o evento com cenários e sonoridades que recordam tempos antigos.

    Enquanto decorrem as atividades há sempre oportunidade para provar os produtos da terra, frutos das colheitas recentes, com o Mercado de S. Miguel, que decorre diariamente no recinto do evento, com o seu artesanato e as tasquinhas.

    Destaque ainda para o desfile de charretes pelas ruas da cidade. O workshop Bio Capital, que vai decorrer na Fundação Cupertino de Miranda e o Showcooking são as novidades do evento.

    “São três dias para reviver tradições e mostrar às gerações mais novas acontecimentos que marcaram as origens de Famalicão”, salienta Paulo Cunha.

    O programa completo do evento está disponível aqui

    Entretanto, a Feira de S. Miguel traz no menu os pratos vegetarianos, em mais uma iniciativa dos Dias à Mesa. Ao longo dos três dias do evento um conjunto de restaurantes do concelho sugerem os pratos vegetarianos tendo por base produtos da terra. El Vagabundo; Fusilli, Massa & Café; Ganesh Club; Moutados de Baixo; Na Boca; O Prato; Refresco e Vinha Nova são os estabelecimentos aderentes.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
1633 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse