Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Educação e Cultura e Turismo
Famalicão ID é plataforma única no país com informação sobre o património material e imaterial
    27-09-2019
    Já está online a nova plataforma do Famalicão ID 2.0 (www.famalicaoid.org), um projeto único e pioneiro no país a nível municipal, que reúne e disponibiliza informação detalhada sobre o património material e imaterial de Vila Nova de Famalicão.

    São milhares de documentos, fotografias e vídeos que contam a história do território ao longo dos séculos, desde os primórdios até aos tempos atuais.

    A nova plataforma foi apresentada esta quinta-feira, na Casa do Território, pelo técnico municipal responsável pelo projeto, João Machado, e pelo responsável da empresa Sistemas do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte, Lda., que desenvolveu a plataforma Fernando Cabral. A sessão contou também com a presença do vereador da Educação e Cultura, Leonel Rocha.

    O projeto levou cinco anos a ser desenvolvido e conta com os contributos de muitas dezenas de colaboradores do município e cidadãos famalicenses que participaram com a recolha de informações. O Famalicão ID 2.0 é um site dinâmico que está em constante renovação com a colocação de novas informações assim como a atualização dos conteúdos.

    De acordo com Fernando Cabral “trata-se de um projeto de referência nacional ao nível do património”. Neste momento, Vila Nova de Famalicão é o único município do país com este tipo de plataforma, onde estão identificados um conjunto muito alargado de dados sobre a identidade e a história do território.

    Coube ao técnico de Gabinete do Património da Câmara Municipal de Famalicão, João Machado, explicar as mais-valias da plataforma navegando pelos vários separadores e explicando as potencialidades do projeto. Desde logo, é possível conhecer Vila Nova de Famalicão a fundo seguindo os tópicos de forma cronológica, imaterial , material, comunidade, documentos, eventos, roteiros, através dos temas ou do espaço. Aqui, cabe tudo o que se possa imaginar desde o conhecimento de lendas e tradições, às personalidades que marcaram a história de Famalicão. As Festas Antoninas são um dos separadores com mais informação disponível, contendo, por exemplo, as letras e as músicas das várias marchas participantes no desfile. É possível ainda encontrar informação sobre imóveis que já não existem fisicamente, mas que fazem parte da memória coletiva, como por exemplo o Cineteatro Augusto Correia.

    A informação é imensa e aborda várias temáticas da cultura e educação, o que para Leonel Rocha “é essencial para quem quiser conhecer e estudar Vila Nova de Famalicão”. Aliás, segundo o vereador “esta é uma excelente ferramenta para as escolas, professores e alunos do concelho”.

    Refira-se que o projeto FAMALICÃO ID foi lançado em 2014, sendo que esta primeira versão contava já com milhares de registos relativos à Identidade Material local: objetos e imóveis, sempre suportada por uma documentação justificada e intensiva. A nova versão, preconiza agora um conceito alargado e melhorado, procurando, sempre que possível, situar a informação segundo uma leitura 'cronotópica' (o espaço e o tempo) do território, contemplando novas áreas de informação, com destaque para: Identidade Imaterial; Comunidade; Eventos; Roteiros e Temas.
26/09/2019 Famalicão ID é plataforma única no país com informação sobre o património material e imaterial
Imagens: FAMA TV
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
704 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse